Seguidores

Carregando...

Livro do Grupo Boiadeiro Rei

Volte Sempre!

Leia Também em nosso Site

Visitem nosso Grupo e vejam as novas matérias

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Gira de Caboclos

As Linhas de Umbanda compostas por Caboclos e Caboclas são:
Oxalá, Xangô, Oxossi, Ogum e Yemanjá.

Os mensageiros destas Linhas em suas diversas Legiões se manifestam em giras que se iniciam após o ritual de abertura. Cada uma das Linhas possue características próprias, bem como seus pontos cantados e riscados que identificam seus campos de atuação.
Conforme as instruções de nosso Mentor, realizamos em nossa Fraternidade rituais especiais denominados “Saudações”, quando são homenageados os Caboclos e Caboclas nos períodos de seu auge energético. Esses períodos estão relacionados em nosso Calendário de Saudações independente do ano em vigência.

A manifestação das entidades pode ser descrita conforme suas Linhas:
a) Oxalá - Com a exceção da Legião dos Caboclos de Oxalá, de Yori e Yorimá todas as demais são compostas por comandantes das Legiões correspondentes.

b) Xangô - seus integrantes se apresentam com as mãos fechadas, como se carregassem pedras ou segurassem um machado. Evidenciam assim o elemento com o qual se identificam. Poucos entre seus integrantes falam utilizando de gestos para se expressarem. São rigorosos, sérios e exigentes. Seus trabalhos são objetivos e raramente se estendem por muito tempo.

c) Oxossi - a maioria dos Caboclos desta Linha se apresenta com seus gritos de guerra e gesticulam como se atirassem flechas. Apreciam falar sobre as matas e seus mistérios. Aplicam passes vigorosos com ervas e alguns usam de fumaça de cigarros de palha ou charutos. São amistosos, mas exigentes quando passam seus ensinamentos. Caboclas se manifestam nesta Linha com a mesma postura dos Caboclos.

d) Ogum - quase sempre parecem soldados fazendo ronda. Exigem disciplina durante o ritual e concentração voltada para os trabalhos, como militares. Falam sobre magia como se estivessem esquematizando ataques e defesas. Caboclas de Ogum Yara usam flores para seus passes falando pouco, preferem se manifestar através da dança e com ponto riscado.

e) Yemanjá - As Legiões que compõem a Linha atuam e trabalham com água conforme o lugar que dominam: mar; rio; fonte; cachoeira; lagoa. Em sua maioria são entidades femininas que nunca falam, podem às vezes cantar. Trabalham com flores e cor de velas que identificam sua Legião. Os integrantes masculinos desta Linha são encontrados na hierarquia Banda e Povo, identificados como: canoeiros; jangadeiros ou marinheiros. Estes mensageiros se manifestam com o auxílio de Ogum Yara e Ogum Beira Mar.

São raros os médiuns que podem incorporar os mensageiros de todas as Linhas. Isto causa muita confusão, pois em nossa concepção, cada um incorpora com maior intensidade a vibração que acompanha a pessoa durante a sua atual encarnação. Essa vibração é conhecida pelo nome de Pai e Mãe de Cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Somente serão aceitos comentários de membros do Grupo Boiadeiro Rei, devidamente registrados e cadastrados.

Obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...